Apresentação

Ao conceber e desenvolver este projecto, no âmbito das Comemorações do Cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca de Arte pretende realçar a importância que o conhecimento do núcleo documental que constitui a biblioteca pessoal do Fundador poderá desempenhar na compreensão da sua personalidade, dos seus gostos e preferências estéticas e na constituição da sua colecção de Arte.

Privilegiando-se uma visão de conjunto, pretende-se ainda contribuir para outros olhares sobre a verdadeira dimensão do seu valor patrimonial e cultural no contexto do legado do Fundador.

Calouste Gulkbenkian reuniu ao longo da sua vida uma importante biblioteca actualmente dividida em dois grandes núcleos. O núcleo constituído pela colecção de manuscritos e obras impressas que ilustram a Arte do Livro no Oriente e no Ocidente entre os séculos XIII e primeira metade do século XX, de elevado valor patrimonial, encontra-se integrado no acervo do Museu Gulbenkian.

O outro núcleo, constituído por cerca de 3000 títulos de publicações que abrangem os mais diversos domínios do conhecimento, encontra-se integrado no fundo documental da Biblioteca de Arte. Foi esta colecção, constituída sobretudo por monografias e publicações periódicas, que Calouste Gulbenkian utilizou como ferramenta de estudo e investigação para satisfazer a curiosidade intelectual que sempre o caracterizou.

A biblioteca particular pode constituir um testemunho privilegiado das preferências e necessidades de informação do proprietário em diferentes momentos da vida, reflectindo etapas do seu percurso pessoal.

Ao eleger como objecto de estudo este conjunto documental, a Biblioteca de Arte pretende contribuir para tornar mais perceptíveis diversos aspectos relacionados com a vida e a obra de Calouste Gulbenkian, como eventuais coincidências entre as preferências estéticas do Coleccionador e os padrões culturais da sua época; a variedade temática dos seus interesses pessoais; os vestígios do seu pensamento e das suas opiniões, através de marcas visíveis de leitura.

Neste sentido, a abordagem escolhida, ao invés de privilegiar uma ou outra área temática, ou de dar destaque a algumas obras em particular, procurou seleccionar alguns núcleos desta colecção documental que permitissem estabelecer ligações com fases do percurso pessoal de Calouste Gulbenkian e com algumas conhecidas características do seu carácter.

Foram, deste modo, determinadas várias facetas principais, que se desdobraram em outras sub-facetas, sendo que para cada uma se escolheu um conjunto de obras que, de algum modo, as reflectiam ou estavam com elas directa, ou indirectamente relacionadas.